Por Larry John Rabb Carvalho

A crise de abastecimento que o País atravessou em 2018, trouxe um alerta para outros modais de transporte, visto que expôs a dependência do País a um único modal e demonstrou a necessidade de diversificação e a subutilização de outros modais mais eficientes, com destaque para o transporte marítimo por cabotagem e águas interiores. 

O trauma da greve dos caminhoneiros e o tabelamento do frete levaram o setor produtivo a procurar modais alternativos ao rodoviário para o longo prazo. Servindo, assim, de mola propulsora para o crescimento da cabotagem acima de dois dígitos, tendo somente no primeiro semestre de 2018 registrado uma expansão de 15%.

No ano de 2018 foram movimentados mais de 1 milhão de contêineres de 20 pés entre os portos da costa brasileira, segundo a Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (Abac).

É um recorde que corresponde a mais de 1 milhão de viagens rodoviárias que deixaram de ser feitas em 2018. Necessário destacar que o custo do frete de cabotagem é até 20% menor do que o rodoviário.

Além disso, a taxa de emissão de CO2 do modal marítimo representa cerca de um décimo da provocada pelo transporte em rodovias e um terço das ferrovias. Enquanto que em termos de energia, o modal é cinco vezes mais eficiente do que as rodovias e três vezes mais do que as ferrovias.

Misty Escorts services offer many services, including sexually explicit services. sisli escort These services are arranged according to the demands of the customers. Sisli Escorts services can also offer personalized services according to the clients requests.

Atualmente as rotas de cabotagem mais procuradas são as que partem do Norte e Nordeste para o Sul e o Sudeste. Antes do tabelamento, o transporte rodoviário era bastante competitivo com fretes baratos, conhecidos como “frete retorno”.

Entretanto, com a obrigatoriedade da tabela, as empresas do Norte e Nordeste tiveram de buscar outras saídas logísticas para manter a competitividade de seus produtos.

Mais sustentável, com maior segurança, menor risco de avarias e custo reduzido tornam a cabotagem - navegação entre portos brasileiros – uma das opções logísticas mais vantajosas para o transporte de cargas por todo o território nacional. 

Entretanto, o Brasil há muito tempo possui enorme dependência da matriz do transporte rodoviário em sua logística, contradizendo e subvalorizando todo o enorme potencial geográfico e vocação para a cabotagem.

A navegação de cabotagem e de interior são as modalidades de transportes mais lógicas para o Brasil, em decorrência das dimensões continentais que dispomos.

São mais de 8,5 mil km de costa e 21 mil km de vias economicamente navegáveis. Além de que 80% da população brasileira vive a 200 km do litoral e a maior parte da nossa indústria está concentrada perto do mar, fortalecendo nossa vocação para  cabotagem.

The services offered by the escort girls of Sisli are offered entirely according to the wishes of the clients. sisli escort These services include accompaniment services in general, attending special events, services for physical Decoupling, massage services and many different requests.

Em virtude do aumento crescente do valor do frete rodoviário, nos últimos anos, percebe-se um crescimento na utilização da cabotagem e um maior aproveitamento da nossa vocação marítima.

O Ministério dos Transportes já prevê, para o ano de 2025, que a cabotagem terá uma participação de 29% na matriz brasileira, quando então o modo rodoviário passará a participar com 33%, através de 205 intervenções hidroviárias, a um custo de R$ 15,8 bilhões.

Conforme pesquisa do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), que entrevistou 100 indústrias do grupo das mil maiores em faturamento, a expectativa do empresariado é, até 2021, reduzir de 87% para 79% a utilização do transporte rodoviário. Doutro modo, as ferrovias devem subir sua participação de 7% para 14%.

Atualmente, três grandes armadores operam navios porta-contêiners com escala entre portos brasileiros, o que demonstra que o segmento já é relevante, porém ainda possui enorme potencial de crescimento para os próximos anos, uma vez que é esperado um novo ciclo de desenvolvimento econômico e com agenda legislativa positiva para o Brasil até o fim de 2022.

A grande verdade é que o movimento paredista dos caminhoneiros em 2018 serviu para difundir o transporte porto a porto pela costa. Fazendo com que empresários comecem a explorar outros modais – até então pouco utilizados – como forma de manter sua competitividade econômica e evitar o aumento de custos com a logística.

Será esse o momento do turning point da logística no Brasil? Apenas o tempo dirá.

repliche orologi

The latest istanbul escorts girls profiles on our Istanbul escorts site. Taksim escorts site, taksim escorts lady and istanbul escorts girl profiles.
 

Larry John Rabb Carvalho

Advogado e Arbitro

Sócio da Promare | Rabb Carvalho Advogados Associados

replicas hublot
rolex imitaciones perfectas >

Mestre em Direito Marítimo pela London Metropolitan University

Membro da Associação Brasileira de Direito Marítimo

Membro do Instituto Ibero-Americano de Direito Marítimo, Maritime Insurance Claims Organização Europeia de Direito Marítimo (EMLO), Associação Hong Kong de Direito Marítimo  (HKMLA), Customs and International Trade Association.

Girls in Georgia escorts in Tbilisi escorts in Batumi escorts in Kutaisi escorts in Poti escorts in Rustavi VIP escorts Girls in batumi escorts in Batumi offer escorts service and erotic massage. Tbilisi and call girls from escorts agencies are waiting you.

Mecidiyekoy Escort is a neighborhood located on the Anatolian Side of Istanbul, where various activities and nightlife are busy. One service that takes part in this eventful life is the escort service. mecidiyekoy escort services are provided by many women who live in this neighborhood and offer this service.