+

Folder
digital

Notícia

 

23/06/2020
Açu Petróleo realiza transbordo com VLCC para a Shell

A Açu Petróleo realizou a primeira operação de transbordo de petróleo através de um navio da classe Very Large Crude Carrier para a Shell Brasil Petróleo. A movimentação aconteceu entre os dias 11 e 14 de junho, com a transferência de aproximadamente 2 milhões de barris de óleo cru dos navios aliviadores Lena Knutsen e Vigdis Knutsen, ambos operando para a Shell Brasil Petróleo, para a embarcação VLCC Wasit.

O terminal da Açu Petróleo é o único terminal privado brasileiro apto a receber embarcações deste porte. Os navios petroleiros da classe VLCC estão entre os maiores do mundo, com capacidade máxima de armazenamento de 2 milhões de barris de petróleo.

Parceria entre a Prumo e a alemã Oiltanking, a Açu Petróleo está licenciada a movimentar até 1,2 milhão de barris de petróleo por dia em seu terminal, além de já possuir a necessária autorização ambiental para o futuro investimento em um parque de armazenamento e tratamento de óleo cru. Atualmente, cerca de 25% das exportações de petróleo brasileiras passam pelo terminal da Açu Petróleo, através de contratos firmados com as principais petroleiras mundiais operando no país.

Fonte: Portos e Navios

voltar