+

Folder
digital

Notícia

 

23/10/2019
6º Encontro ATP vai abordar inovação no setor portuário e no mercado de trabalho

A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) realiza, nesta quinta-feira (24), a 6ª edição do 'Encontro ATP', que esse ano tem como tema “Inovação: como as transformações mundiais impactam os modelos de negócios”. O evento, que ocorrerá no no Clube Naval de Brasília, pretende trazer um olhar diferenciado sobre o status da inovação no mundo por meio da visão de profissionais conectados com as mudanças mais atuais.

Os palestrantes do painel Inovação vão traçar um panorama e uma análise de como as empresas estão sendo impactadas e como elas irão adaptar seus negócios para sobreviver às novas tecnologias. “Nossa proposta é sair da ‘caixa’ e trazer um tema abrangente, com repercussão em diversos setores além do portuário. Sabemos que as mudanças em curso chegam em alta velocidade e as empresas precisam de adaptar a esse novo cenário”, comenta o diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa.

De acordo com a associação, o evento contará com a presença do secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, que fará a palestra inicial, representando o ministro Tarcísio Gomes de Freitas. “Esperamos que o secretário fale sobre o que está na pauta de inovação do governo federal para os setores de infraestrutura e transportes, mas também faça um balanço da profícua gestão da pasta”, contou Barbosa. A ATP representa 29 empresas de grande porte e congrega 56 terminais de uso privado (TUPs) do país. Juntas, as associadas da ATP movimentam mais de 60% da carga portuária brasileira e respondem pela geração de 47 mil empregos diretos e indiretos.

O empreendedor Tiago Mattos, considerado um dos principais futuristas na nova geração e único brasileiro a lecionar na Singularity University, no Vale do Silício (EUA), será um dos palestrantes do encontro. Mattos é professor-convidado da Universidade Hebraica de Jerusalém, no programa de Inovação Transdisciplinar, e da Universidade de Lisboa no programa Futuro, Design Estratégico e Inovação. Além de estudioso das principais tendências e transformações em cursos no mundo, ele realiza pequenos experimentos em tecnologias emergentes, como inteligência artificial, realidade virtual e criptmoedas.

Também participam do painel o diretor de tecnologia e inovação da Suzano, Fernando Bertolucci, que foi responsável pela liderança corporativa do processo de inovação tecnológica da empresa, e o diretor executivo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Bruno Batista, responsável pela execução de pesquisas, estudos, projetos técnicos, econômicos e ambientais da entidade. A diretora-executiva da ATP, Luciana Guerise, fará a moderação do painel Inovação.

Fonte: Portos e Navios

voltar