+

Folder
digital

Notícia

 

11/01/2019
Tripulante morre em acidente em navio no Porto de Vitória
Um tripulante chinês, de 41 anos, morreu após cair dentro do porão de um navio atracado no Porto de Vitória, na tarde desta quinta-feira (10). A informação foi confirmada pela Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). Um outro tripulante, de 43 anos, também caiu, mas foi socorrido e passa bem.

Um estivador que estava no navio na hora do acidente disse que os trabalhadores estavam removendo os tampões do porão para armazenar a carga de aproximadamente 11 mil toneladas de concentrado de cobre.

A equipe foi abrir um porão, quando um cabo rompeu e o tripulante caiu. Um bombeiro civil que atendeu a ocorrência disse que não viu equipamento de segurança na vítima.

Moradores e trabalhadores do entorno disseram ter ouvido um barulho muito alto na hora do acidente.

De acordo com uma nota emitida pela Codesa, a operação de embarque de carga ainda não havia começado quando o acidente aconteceu. As vítimas foram identificadas como Yongan Zhang, que morreu, e Mengzhu Lai, que foi encaminhado para o hospital Meridional, em Cariacica.


Imediatamente após o acidente, as equipes da Coordenação de Segurança do Trabalho e da Guarda Portuária deram início ao atendimento.

Foram acionados a Polícia Federal, Receita Federal e Capitania dos Portos. Seis ambulâncias e dois veículos do corpo de bombeiros dão apoio ao resgate.

O Corpo de Bombeiros Militar informou que quando a equipe chegou ao local, o óbito de uma das vítimas já havia sido constatado. O outro ferido foi resgatado, com estado de saúde estável, e atendido pelo Samu sendo, em seguida, levado a um hospital.

O corpo da vítima foi retirado do navio cerca de duas horas após a queda.

Navio

O navio DA TAI tem bandeira de Hong Kong. Ele atracou no berço 101 do cais comercial, no Porto de Vitória, por volta de 12h, e estava carregando cobre.

A embarcação saiu do Pará e tinha como destino o Porto do Açu, instalado em São João da Barra, no Norte Fluminense.


voltar