+

Folder
digital

Notícia

 

22/03/2021
Aumentam casos de covid-19 em plataformas de petróleo, informa FUP

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) informou em comunicado a incidência maior de contaminação por covid-19 nas plataformas de exploração de petróleo. De acordo com apuração da entidade sindical a plataforma P-38, no campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos (RJ) estaria ‘operando parcialmente’ devido ao avanço de casos da doença.

Segundo a FUP, o Sindicato dos Petroleiros do NorteFluminense (Sindipetro-NF), filiado à federação, entrou com requerimento no Ministério Público do Trabalho (MPT) para que a Petrobras seja notificada e preste esclarecimentos sobre o avanço da covid-19 em unidades de Exploração e Produção (E&P) da empresa.

Em apenas um dia nesta semana, foram confirmados 83 novos casos em atividades offshore do país, da Petrobras e de outras operadoras, conforme informações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) coletadas pela FUP.

No caso da P-38, a FUP informou que essa unidade opera parcialmente, depois que trabalhadores foram testados e apresentaram resultado positivo para a doença nesta semana.

O coordenador do Departamento de Saúde e Meio Ambiente do Sindipetro-NF, Alexandre de Oliveira Vieira, informou à FUP que a plataforma suspendeu os trabalhos no convés da P-38 desde quarta-feira, 17 de março, depois do almoço, quando os resultados dos exames saíram. Vieira teria recebido informações sobre o assunto dos trabalhadores da unidade.

Em seu comunicado, a FUP informou que, de acordo com dados apurados pela entidade sindical, desde o início da pandemia, a ANP registra total de 4.743 casos de covid-19 confirmados nas áreas de exploração e produção de petróleo. Desses, 3.392 entraram nas instalações, de acordo com informações coletadas pela FUP em painel dinâmico da agência reguladora. Do total de 67 plataformas de petróleo em operação no país, 56 são da Petrobras (83%), segundo cálculos da entidade sindical.

A FUP informou, ainda, dados sobre número de contaminados pela doença na Petrobras. De acordo com a entidade, na Petrobras como um todo, os casos confirmados de covid-19 atingiram cerca de 5,5 mil pessoas do começo da pandemia até o último dia 15, o que representaria 11% do contingente de empregados próprios da empresa, segundo números citados pela organização sindical. Esses dados foram coletados pela FUP com base em boletim de monitoramento Covid 19 do Ministério de Minas e Energia (MME), de acordo com comunicado do sindicato sobre o tema.

Fonte: Valor

voltar