+

Folder
digital

Notícia

 

11/03/2021
Agronegócio registra crescimento recorde em 2020

Responsável por um quarto da economia brasileira, o agronegócio registrou uma expansão recorde em 2020, ano em que setores como o da indústria, comércio e serviços foram fortemente impactados pela pandemia.

Com um crescimento de 2,06% em dezembro, o agronegócio fechou o ano com uma expansão de 24,31%, segundo estudo realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Diante do avanço, o agronegócio ampliou para 26,6% sua participação no PIB brasileiro.

Tanto a cadeia produtiva da agricultura quanto da pecuária tiveram forte crescimento em 2020, com avanços de 24,2% e 24,56%, respectivamente. O resultado foi impulsionado tanto pelas safras recordes como pela alta do câmbio e dos preços das commodities.

“O desempenho do PIB do agronegócio reflete a evolução da renda real do setor, em que são consideradas as variações tanto de volume quanto de preços reais”, disse, em nota, a CNA.

O setor, no entanto, enfrentou elevação dos custos de produção, afetando negativamente “as margens dentro da porteira e na agroindústria”, disse a CNA.

Fonte: Focus

voltar