+

Folder
digital

Notícia

 

19/01/2021
Artigo que traz detalhes da Ferrogrão, projeto do MInfra, é destaque na imprensa nacional

O artigo “Seja bem-vinda, Ferrogrão!”, assinado pela secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura (MInfra), foi destaque na imprensa nacional nesta segunda-feira (18). A publicação, veiculada no jornal Correio Braziliense, traz detalhes de como a ferrovia, que será implantada entre Sinop, no norte do Mato Grosso, até os portos de Miritituba, no Pará, vai mudar a realidade do agronegócio brasileiro e potencializar a logística de transportes de carga através do chamado Arco Norte, sem agredir o meio ambiente.

O projeto, de acordo com o artigo, foi desenvolvido em parceria com a Climate Bond Initiative, possibilitando a captação de “green bons” e “reduzindo em 50% a emissão dos gases do efeito estufa e retirando 1 milhão de toneladas de CO2 da atmosfera da Amazônia”, explica Natália Marcassa. “Com a substituição de um transporte mais poluente, a utilização de traçado que aproveita a faixa de domínio da BR-163 e a não sobreposição de terras indígenas, quilombolas ou unidades de conservação, a Ferrogrão nasce com selo verde”, afirmou a secretária.

O projeto, que neste momento está em avaliação no TCU (Tribunal de Contas) e com leilão previsto para o segundo semestre deste ano, também vai fazer do agronegócio brasileiro mais competitivo no exterior. A maior parte da safra, que atualmente viaja por mais de dois mil quilômetros para escoar pelos portos de Santos (SP) ou Paranaguá (PR), terá uma saída mais perto e acessível – o que reduzirá o custo logístico, implicando em uma diminuição no preço final do produto. “Com a expectativa de movimentar 48,6 milhões de toneladas em 30 anos, criar 160 mil empregos e reduzir em quase R$ 20 bilhões o custo logístico de nossa produção, sua construção será passo definitivo para a consolidação do Arco Norte”, avalia Marcassa.

O artigo “Seja bem vinda, Ferrogão!”, na íntegra, pode ser lido através do link: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2021/01/4900958-seja-bem-vinda-ferrograo.html

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

orologi replica replica rolex

voltar