+

Folder
digital

Notícia

 

19/08/2020
Após morte de tripulante com suspeita de covid-19, navio de bandeira vietnamita fica retido no Porto de Suape

Na tarde da última segunda-feira (17), um navio graneleiro de bandeira vietnamita atracou no Porto de Suape, localizado no Grande Recife, a pedido da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para remoção do corpo de um tripulante que faleceu a bordo, no sábado (15). Embora tenha tido suspeita de coronavírus, o motivo da morte não foi em decorrência da doença. O navio, que vinha de Fortaleza, no Ceará, estava fundeado no Porto do Recife e, como o local não tem profundidade para acomodar o calado da embarcação, ele não foi atracado no local previsto.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) também confirmou a informação. A pasta recebeu a notificação do óbito suspeito para covid-19. A amostra biológica da vítima foi coletada, enviada para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE), assim como dos outros tripulantes, mas ninguém testou positivo para doença.

No dia 12 de março, o navio Silver Shadow atracou no Porto do Recife, oriundo de Salvador, com 318 passageiros e 291 tripulantes. Durante o desembarque, um paciente de 78 anos, residente no Canadá, passou mal, com sinais de infarto, e o Samu foi acionado. Ao chegar ao local, a equipe médica do serviço verificou que o paciente apresentava febre e sintomas respiratórios (tosse e dificuldade de respirar), encaixando-se como um caso suspeito para o novo coronavírus. O paciente foi encaminhado para uma unidade privada do Recife. Ele morreu no dia 26 de março.

Na tarde desta segunda-feira (17), um navio graneleiro atracou no Porto de Suape a pedido da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para remoção do corpo de um tripulante que faleceu a bordo de causa, até então, não informada. O navio estava fundeado no Porto do Recife e como o local não tem profundidade para acomodar o calado da embarcação, houve a decisão da Anvisa de solicitar a atracação em Suape. Por medida de segurança, os tripulantes foram testados para a Covid-19 e aguardam o resultado. Caso algum deles teste positivo, o navio ficará em Suape por 14 dias, cumprindo a quarentena protocolar. Maiores informações devem ser obtidas com a Anvisa.

Confira nota da SES:

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que recebeu notificação de óbito suspeito para Covid-19 em navio de carga de bandeira vietnamita que atracou no Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Porto de Suape). A embarcação, que vinha de Fortaleza (CE), foi autorizada a ancorar, na última segunda-feira (17.08), em Suape, onde passou por inspeção de equipes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pelas atividades de controle sanitário em portos e aeroportos. Amostra biológica da vítima foi coletada, enviada para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE) e aguarda processamento. Os demais colaboradores do navio também tiveram amostras coletadas e enviadas para laboratório privado - todos negativos para a Covid-19.


Fonte: Jornal do Comércio

voltar