+

Folder
digital

Notícia

 

15/05/2020
Pátio de Controle de Suape ganha mais agilidade e segurança após reforma


Segurança redobrada, agilidade no atendimento, ambiente mais moderno, acessível e com mais comodidade para os trabalhadores. Assim está o Posto de Controle 01 (PC-01), porta de entrada principal ao Porto de Suape, de cara nova após um período de quatro meses de obras. O local foi completamente reformado e agora conta com uma guarita de triagem, novo retorno, estacionamento e rampa da acessibilidade, entre outras melhorias. O sistema também recebeu um aporte tecnológico que garantirá maior rapidez no acesso ao Porto de Suape e às empresas que integram a área do Porto Organizado.

Uma das principais mudanças foi a construção de uma guarita de triagem antes da chegada ao PC-01, chamada de pré-gate, que dará mais dinamismo ao atendimento feito no acesso principal. Na mesma área, um novo retorno após a primeira guarita foi aberto, o que permite que veículos não autorizados voltem sem chegar até o PC-01. A intervenção também contemplou uma área para estacionamento antes da sala principal de atendimento da portaria, dando mais conforto aos motoristas que precisem apresentar documentação.

As obras físicas não são a única novidade do PC-01. O sistema usado pelos seguranças portuários também está de cara nova e passará a utilizar câmeras de Reconhecimento de Placas de Veículos - License Plate Recognition (LPR) - que funcionam como um scanner que lê a placa do veículo e libera o acesso por cancelas. O mesmo modelo de câmera foi instalado no pré-gate. O sistema do PC-01 também estará conectado aos pátios de triagem, em fase de conclusão.

“O novo sistema fará com que os acessos sejam mais rápidos e todos serão cadastrados eletronicamente, além da filmagem das placas, que já era feita, mas que agora contamos com um aporte tecnológico maior. A obra veio para modernizar o controle de acesso e dar melhor capacidade de fiscalização aos vigilantes e controle dos porteiros”, explica o coordenador do ISPS Code, Eduardo Pereira.

Durante a obra, foram substituídas as telhas e toda a parte metalizada da antiga estrutura e placas de alumínio composto foram incluídas na fachada. As cabines dos guardas foram demolidas e a nova estrutura já contempla câmeras e acesso de segurança. “Com a reforma, buscamos dar condições melhores de trabalho para os profissionais que usam a estrutura e também fortalecer a segurança no acesso ao Porto”, pontuou o diretor de Engenharia de Suape, Cláudio Menna Barreto.

E não é só isso. As vias de acesso ao PC-01 também mudaram. Antes, uma faixa recebia os caminhões enquanto uma segunda estava destinada ao atendimento dos veículos menores. Agora, uma terceira faixa foi adicionada e será exclusiva para os caminhões que chegarão triados e autorizados dos pátios de estacionamento e triagem de veículos, quando estiverem em funcionamento, dando ainda mais celeridade ao serviço. As melhorias contemplaram também uma nova rampa da acessibilidade e a ampliação da sala de espera.

Diariamente, passam pelo PC-1, em média, 1.500 caminhões e 800 outros veículos, entre carros leves, motos e ônibus que conduzem funcionários às empresas do Porto Organizado. Uma equipe de 20 seguranças trabalha em escalas de 12/36 horas e se reveza para que o local esteja sempre em funcionamento.

Fonte: Portos e Navios

voltar